Chanceler alemão se encontra com Trump pela primeira vez

A reunião ocorre em meio a preocupações com a política tarifária dos EUA em relação à UE e a tensões sobre a ajuda militar à Ucrânia.

Pela primeira vez desde que assumiu o cargo de chanceler alemão, Friedrich Merz se reunirá com o presidente dos EUA, Donald Trump, nesta quinta-feira (5), em meio a preocupações com a política tarifária dos EUA em relação à União Europeia e a tensões sobre a ajuda militar à Ucrânia.

Mesmo antes da reunião na Casa Branca, a mídia já está prevendo sua intensidade e antecipando seu resultado.

Se a reunião for bem-sucedida, ela poderá quebrar o gelo em questões polêmicas. No entanto, há um risco maior de que as tensões saiam do controle e enfraqueçam ainda mais os laços entre Washington e Bruxelas, de acordo com a Bloomberg. Uma fonte disse à Bloomberg que Merz está preparado para qualquer situação e prevê vários cenários.

Na véspera da reunião, Merz foi aconselhado a deixar Trump falar a maior parte do tempo, as interrupções são proibidas, conforme uma fonte. O interlocutor acrescentou ainda que Merz, "que pode ser irritável e combativo, deixou claro internamente que não confrontará abertamente o presidente dos EUA" e não seguirá o exemplo de Zelensky.