
Irã conclui ciclo nuclear com sucesso e desafia pressão dos EUA sobre enriquecimento de urânio

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta quarta-feira (4) que o país concluiu o ciclo completo do combustível nuclear.
"Graças à inteligência de nossos jovens e à dedicação de nossos cientistas, o Irã conseguiu completar o ciclo do combustível nuclear. Hoje somos capazes de produzir combustível nuclear desde a mina até a usina de energia", escreveu em sua conta no X.
Ele destacou que poucos países no mundo atingiram esse nível tecnológico, "talvez menos que o número de dedos das duas mãos de uma pessoa".

Khamenei também criticou a postura dos Estados Unidos, dizendo que Washington quer impedir Teerã de desenvolver sua indústria nuclear.
"Vocês, americanos, possuem bombas nucleares e têm à sua disposição a destruição em massa do mundo. O que importa para vocês se a nação iraniana deve ou não enriquecer urânio ou se deve ou não ter uma indústria nuclear?", publicou em outra mensagem.
Na segunda-feira (2), o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que Washington "não permitirá o enriquecimento de urânio" pelo Irã.
"Nas atuais negociações nucleares que Omã está mediando, a proposta dos EUA é 100% contrária ao espírito do 'We Can'. O que os EUA estão exigindo é a ausência de indústria nuclear e a dependência deles", criticou Khamenei.
