Kremlin: atentados contra províncias russas não seriam possíveis sem autorização de Zelensky

O porta-voz Dmitry Peskov declarou que os ataques contra o transporte ferroviário civil podem ser qualificados como "terrorismo de nível estatal".

A decisão de atacar trechos de linhas férreas e uma ponte rodoviária sobre a ferrovia nas províncias russas de Bryansk e Kursk não poderia ter sido tomada sem o envolvimento do líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta quinta-feira (5).

Em suas declarações à imprensa, o porta-voz afirmou que os ataques do regime de Kiev contra trens civis são "terrorismo de nível estatal".

"Gostaria de lembrá-los das declarações de ontem do presidente durante uma reunião com membros do governo sobre o ataque contra dois trens civis: uma composição e uma locomotiva", disse Peskov. "E gostaria de lembrar que o presidente chamou o regime de Kiev de terrorista, pois foram seus líderes que deliberadamente emitiram a ordem para explodir o trem de passageiros", enfatizou.

Ele destacou a importância das falas do presidente Vladimir Putin, que questionou no dia anterior como as reuniões destinadas a encontrar uma saída pacífica para a crise ucraniana poderiam ser realizadas nessas condições - enquanto a liderança de Kiev tenta intimidar a Rússia com "atos terroristas".

"Sobre o que devemos falar? Quem negocia com aqueles que apostam no terror, com terroristas? E por que eles devem ser encorajados concedendo uma trégua nas ações militares?", perguntou Putin. Ele reiterou que esse cessar-fogo poderia ser usado por Kiev para fazer com que o Ocidente lhe fornecesse ainda mais armas, desde que continuasse sua mobilização forçada e preparasse mais atos terroristas semelhantes aos perpetrados nas províncias de Bryansk e Kursk.

O que aconteceu na província de Bryansk?

Em uma linha férrea na província de Bryansk, a estrutura de uma ponte rodoviária desmoronou às 22h50 de sábado, com os destroços caindo sobre um trem de passageiros que passava por baixo. Além disso, um caminhão atravessava a ponte no momento.

Mais de 300 pessoas estavam no trem número 86, que viajava da cidade de Klimovo (localizada na província de Bryansk) para Moscou.

O que aconteceu na província de Kursk?

Na manhã de domingo, na província de Kursk, a locomotiva de um trem de carga caiu de um pontilhão danificado em uma estrada.

O maquinista e seus dois ajudantes ficaram feridos.

Na quarta-feira, o Comitê Investigativo da Rússia informou que estes recentes ataques contra a infraestrutura de transporte nas províncias russas de Bryansk e Kursk foram cometidos por Kiev.