
Petrobras inicia negociação exclusiva para explorar petróleo na Costa do Marfim

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (4) que recebeu autorização do governo da Costa do Marfim para iniciar, com exclusividade, a negociação de nove blocos exploratórios localizados em áreas marítimas do país africano. A medida marca mais um passo na estratégia da estatal brasileira de ampliar sua atuação internacional e buscar novas fronteiras de exploração de petróleo e gás.
A aprovação da declaração de interesse, apresentada pela Petrobras às autoridades marfinenses, confere à companhia o direito de negociar diretamente os termos dos contratos, sem a concorrência de outras empresas. Os blocos estão situados em áreas offshore, semelhantes a regiões onde a empresa já atua com experiência comprovada, como as bacias brasileiras de Campos e de Santos.

O Conselho de Ministros da Costa do Marfim afirmou que a Petrobras "ajudará a desenvolver ainda mais a margem ocidental da bacia sedimentar do país, que ainda é relativamente inexplorada", citando a experiência da empresa em águas profundas.
Segundo a estatal, a entrada na Costa do Marfim está alinhada com os objetivos de seu plano estratégico, que inclui a recomposição das reservas de óleo e gás por meio da exploração em novas áreas, tanto no Brasil quanto no exterior.
Desde 2023 a Petrobras tem retomado investimentos no continente africano, após ter encerrado parte de suas operações na região. Em 2018, a empresa vendeu sua subsidiária local, mas mais recentemente adquiriu participações em blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe e na África do Sul.
