
Marinha expulsa primeiro militar condenado por participação no 8/1

A Marinha brasileira expulsou o suboficial da reserva Marco Antônio Braga Caldas, de 51 anos, após o marinheiro ter sido condenado a 14 anos de prisão pela sua participação nos atos do 8 de Janeiro, em Brasília. Braga Caldas é o primeiro militar das Forças Armadas retirado da carreira devido ao seu envolvimento na invasão à Praça dos Três Poderes.
"Informamos que foi proferida a decisão no referido Conselho de Disciplina, no sentido da exclusão a bem da disciplina do militar", diz a nota da Marinha, divulgada pelo O Globo nesta quarta-feira (4). O Conselho de Disciplina foi criado pela instituição para discutir e definir a situação do militar após sua condenação. O grupo argumentou que a saída de Braga Caldas manteria a disciplina no braço das Forças Armadas.

Inicialmente, Bragas Caldas foi condenado em março de 2024, pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada. O militar foi detido dentro do Palácio do Planalto, no dia da invasão, em 8 de janeiro. Atualmente, o morador de Santa Catarina está preso na Escola de Aprendizes de Marinheiros, em Florianópolis.
Militares e o 8/1
Outros integrantes das Forças Armadas atualmente se encontram no banco dos réus, em processos que envolvem sua participação em uma suposta tentativa de golpe de Estado. Além do ex-presidente Jair Bolsonaro, militar reformado que possui a patente de capitão do Exército, outros cinco militares estão sendo processados, incluindo dois ex-comandantes de Forças: o general Paulo Sérgio Nogueira e o almirante Almir Garnier.
Completam a lista os generais da reserva Braga Netto e Augusto Heleno, que chefiaram ministérios durante o governo Bolsonaro, além do tenente-coronel Mauro Cid.
Além dos citados, que fazem parte do principal núcleo da acusação, outros 14 integrantes da caserna foram acusados, porém terão sua participação julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de forma separada.
