O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (4) que conversou por telefone com seu colega russo, Vladimir Putin.
A conversa durou uma hora e 15 minutos e, de acordo com Trump, foi "boa".
Os presidentes discutiram o ataque ucraniano a aeronaves russas em aeródromos militares e "outros ataques de ambos os lados".
"O presidente Putin disse, com muita firmeza, que terá de responder ao recente ataque aos campos de aviação", escreveu na rede social Truth Social.
"Também conversamos sobre o Irã e o fato de que o tempo está se esgotando para que o Irã tome uma decisão sobre armas nucleares, que deve ser tomada rapidamente! Eu disse ao presidente Putin que o Irã não pode ter uma arma nuclear, e acho que concordamos com isso", afirmou.
De acordo com Trump, o presidente russo ofereceu-se para participar das discussões com o Irã, afirmando que "ele poderia ser de grande ajuda para que isso fosse feito o mais breve possível".
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou à imprensa russa que a conversa telefônica entre Putin e Trump realmente ocorreu. Kirill Dmitriev, representante especial da presidência russa para investimentos e cooperação econômica com países estrangeiros, afirmou que "o diálogo é essencial para a paz, o desanuviamento e a segurança global".