Rússia: Ataques na província de Bryansk foram realizados com 'explosivos estrangeiros'

"O valor total dos danos causados ​​pelos ataques terroristas, de acordo com estimativas preliminares, chega a mais de 1 bilhão de rublos [US$ 12,6 milhões]", declarou o chefe do Comitê Investigativo da Rússia.

As recentes explosões de partes de uma ferrovia e de uma ponte nas províncias russas de Bryansk e Kursk foram cometidas pelo regime de Kiev, revelou o chefe do Comitê Investigativo da Rússia, Alexander Bastrykin, nesta quarta-feira (4).

Segundo a autoridade, os especialistas localizaram traços dos dispositivos explosivos e de seus componentes, que passaram por análise, acrescentando que eles eram compostos por "uma substância explosiva plástica de fabricação estrangeira" com poder de destruição equivalente a cerca de 15 quilos de TNT.

"Mais importante ainda, descobriu-se que a detonação foi realizada por uma unidade de controle LoRa de fabricação ucraniana", destacou.

Já na província de Kursk, foi determinado que cinco dispositivos explosivos improvisados ​​foram detonados simultaneamente nos trilhos da ferrovia e sob os pilares da linha férrea. "Peritos e especialistas em explosivos que participaram da inspeção determinaram que o dispositivo explosivo foi ativado por unidades de controle da LoRa, a mesma LoRa de fabricação ucraniana que fora instalada nos trilhos", enfatizou Bastrykin.

Além disso, dispositivos explosivos foram detonados diretamente sob a locomotiva no quilômetro 6 da seção entre os vilarejos de Unecha e Zhecha. Tanto a via férrea quanto a locomotiva foram danificadas. "Com a participação de peritos, dois dispositivos não detonados também foram encontrados no local do crime. A massa do explosivo plástico de fabricação estrangeira apreendido é de pelo menos dois quilos", informou o presidente do Comitê Investigativo da Rússia.

Bastrykin lembrou que no mês passado foram realizadas operações na província de Bryansk "para detectar e neutralizar um grupo ucraniano de sabotagem e reconhecimento". "Durante essas operações em 22 de maio de 2025, na área da aldeia de Myakishevo, foi descoberto um esconderijo com 13 quilos de explosivos plásticos e unidades de controle de um dispositivo LoRa de fabricação ucraniana usado pelos serviços especiais ucranianos", detalhou.

O chefe do Comitê Investigativo observou ainda que os mesmos métodos e dispositivos explosivos foram usados em três ataques recentes. "Portanto, as evidências coletadas pela investigação com a ajuda de especialistas indicam diretamente que todos os três atentados foram, sem dúvida, organizados pelos serviços secretos ucranianos", resumiu.

De acordo com estimativas preliminares, o valor total dos danos causados pelos ataques terroristas chega a mais de um bilhão de rublos [US$ 12,6 milhões].

O que aconteceu na província de Bryansk?

O que aconteceu na província de Kursk?