Lula chega a Paris, onde se reunirá com Macron

Com isso, Lula torna-se o primeiro chefe de Estado brasileiro a visitar o país em 13 anos.

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, desembarcou nesta quarta-feira (4) em Paris para uma visita oficial. Com isso, torna-se o primeiro chefe de Estado brasileiro a visitar o país desde Dilma Rousseff, que o fez em 2012.

"Vamos discutir acordos e cooperação nas áreas de meio ambiente, tecnologia, defesa, energia e saúde", informou o brasileiro, acrescentando que também estarão em pauta os negócios comerciais com Paris.

O primeiro compromisso na agenda de Lula em Paris será a cerimônia oficial de sua chegada ao Pátio de Honra (ou Cour d'Honneur) na Esplanada dos Inválidos, situada na parte norte do Hotel des Invalides. O local abriga cerimônias militares na França e é comumente usado para desfiles e outros eventos significativos.

Em seguida, o presidente brasileiro terá um encontro com Macron no Palácio do Eliseu, que é a sede do governo francês. Esta reunião envolverá as delegações dos dois países e será seguida por uma cerimônia de assinatura de documentos, além de declarações para a imprensa.

"Momento muito positivo"

De acordo com o Itamaraty, a visita ocorre em um momento "muito positivo" das relações franco-brasileiras. Lula buscará o apoio de Macron em temas como a reforma da governança global, a defesa do multilateralismo, o combate ao extremismo e a preparação para a COP30, a ser realizada em Belém.

O presidente brasileiro também confirmou, através de seu X, que marcará presença na Conferência dos Oceanos, "para fortalecer a agenda de enfrentamento à mudança do clima".