As pessoas que estão tendo problemas para perder alguns quilos agora mais um método para ajudar neste processo. A pimenta malagueta adicionada aos alimentos afeta a maneira como eles são ingeridos e, portanto, permite que você coma menos, de acordo com um novo estudo.
A queimação na boca causada pelas pimentas "modifica os comportamentos de processamento oral, como a velocidade de ingestão", afirmam pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA.
A equipe do Centro de Avaliação Sensorial da Universidade realizou três experimentos, nos quais serviram "Chilli com carne" e "Frango Tikka Masala" em duas versões: suave e picante.
Os resultados revelaram que o aumento da quantidade de capsicum, um gênero de plantas da família Solanaceae, que inclui pimentas e pimentões, diminui a taxa de ingestão e reduz a quantidade ingerida.
"Essa redução no consumo foi alcançada sem alterar a ingestão de água, o sabor e, em grande parte, sem afetar o apetite", diz o estudo publicado.
Os pesquisadores explicam que um ritmo de alimentação mais lento aumenta o tempo que o alimento permanece na boca, o que aciona sinais fisiológicos que aumentam a saciedade.