
Este hábito simples pode ajudar pacientes com câncer de cólon mais do que alguns medicamentos

O exercício físico pode melhorar a taxa de sobrevivência de pacientes com câncer de cólon e manter a doença sob controle, de acordo com um estudo publicado no New England Journal of Medicine.
Métodos da pesquisa
Os autores da pesquisa realizaram suas observações em 55 centros localizados no Canadá, na Austrália, no Reino Unido, em Israel e nos EUA. O estudo envolveu 889 pessoas selecionadas aleatoriamente que haviam concluído a quimioterapia e foram divididas em dois grupos.

Aos participantes do primeiro grupo foi oferecido um programa de exercícios em grupo conduzido por um treinador, com o qual se reuniram quinzenalmente durante um ano e depois mensalmente nos dois anos seguintes. Os participantes do segundo grupo receberam apenas um folheto educativo sobre esporte e nutrição.
Resultados obtidos
Após oito anos, as pessoas que participaram do programa de exercícios não apenas se tornaram mais ativas do que as do outro grupo, mas também tiveram uma redução de 28% no risco de recorrência do câncer e uma redução de 37% nas mortes por qualquer outra causa.
O coautor do estudo, Christopher Booth, oncologista médico do Kingston Health Sciences Centre, no Canadá, observou que a atividade física consistente é "uma medida notavelmente acessível que fará com que as pessoas se sintam melhor, tenham menos recorrências de câncer e as ajudará a viver mais".
Terri Swain-Collins, 62 anos, foi uma das participantes e diz que o contato regular com um treinador a manteve motivada e comprometida. Embora seu programa de treinamento tenha terminado, ela continua a se exercitar e a ouvir música enquanto caminha perto de sua casa.
Esse tipo de mudança de comportamento pode ser alcançado quando as pessoas acreditam nos benefícios, quando encontram maneiras de torná-lo divertido e quando há um componente social, disse Kerry Courneya, coautora do artigo e pesquisadora da Universidade de Alberta, no Canadá.
Os especialistas sugerem que, como os benefícios da atividade física consistente podem rivalizar com os de alguns medicamentos, os centros de tratamento do câncer e as seguradoras devem considerar a possibilidade de torná-la um novo padrão no processo de recuperação dos sobreviventes do câncer de cólon.
