Notícias

Lula promete ressarcir idosos vítimas de fraude no INSS 'imediatamente'

O presidente brasileiro sugeriu que entidades envolvidas no escândalo podem perder patrimônio para ressarcir os aposentados.
Lula promete ressarcir idosos vítimas de fraude no INSS 'imediatamente'Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira à imprensa que os aposentados afetados pelo escândalo no INSS serão "ressarcidos imediatamente".

Lula afirmou defender uma apuração minuciosa da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF) nas investigações para "punir quem tiver que ser punido", acrescentando que instituições envolvidas no escândalo poderão perder seu patrimônio e devolver valores.

"Vamos ressarci-los [os aposentados] imediatamente. Estamos dando uma chance às entidades para que elas apresentem prova da veracidade das assinaturas das pessoas. Até agora não apresentaram", disse o presidente.

Relembre

Em 23 de abril deste ano, a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram uma operação para apurar fraudes na instituição.

A investigação apura descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024. A estimativa é de que os desvios possam chegar a R$ 6,3 bilhões, conforme apuração conjunta da PF e da CGU. No mesmo dia, o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi exonerado de seu cargo.

A crise levou também à saída do então ministro Carlos Lupi do Ministério da Previdência. Em nota anunciando que deixaria o cargo, Lupi se defendeu, afirmando que "não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso", e que apoiou desde o início as apurações sobre crimes no Instituto.