O Comitê Investigativo da Rússia classificou a recente explosão de seções de trilhos de trem e de uma ponte sobre a ferrovia nas províncias russas de Bryansk e Kursk como ataques terroristas.
"É óbvio que os terroristas, agindo sob instruções do regime de Kiev, planejaram tudo com a máxima precisão para que centenas de civis caíssem sob seus ataques", afirmou a porta-voz Svetlana Petrenko nesta terça-feira (3), denunciando que os ataques terroristas deixaram sete mortos, enquanto "a assistência médica está sendo fornecida a 113 vítimas, incluindo crianças".
"O trabalho investigativo inicial foi realizado, durante o qual partes de dispositivos explosivos e outras evidências materiais foram apreendidas. Testemunhas, vítimas e funcionários da Russian Railways foram interrogados", afirmou.
De acordo com Petrenko, os organizadores e autores desses crimes serão identificados e levados à justiça criminal sob o monitoramento operacional do Serviço Federal de Segurança e do Ministério do Interior da Rússia.
O que aconteceu na província de Bryansk?
- Em uma linha férrea na província de Bryansk, a estrutura de uma ponte rodoviária desmoronou quando um caminhão estava passando por ela. Os escombros da ponte caíram sobre o trem de passageiros que passava por debaixo dela e, como consequência, a composição descarrilou.
- A explosão da ponte e seu desabamento causaram a morte de sete pessoas e deixaram 97 feridos, quatro deles crianças, incluindo um bebê de cinco meses, cuja mãe morreu.
O que aconteceu na província de Kursk?
Ao mesmo tempo, na província de Kursk, em 1º de junho de 2025, por volta das 03:00 da manhã, "uma ponte ferroviária também foi explodida, fazendo com que um trem em trânsito caísse na estrada", disse Petrenko, acrescentando que o maquinista e seus dois assistentes ficaram feridos.