Casa Branca: Trump está 'aberto' a se reunir com Putin e Zelensky na Turquia

O presidente da Turquia propôs um encontro trilateral para buscar solução no conflito armado entre Rússia e Ucrânia.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está disposto a participar de uma eventual reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (2) pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.

"O presidente disse que está aberto a isso se chegar a esse ponto, mas ele quer que ambos os líderes e ambos os lados se sentem à mesa juntos", declarou Leavitt a repórteres.

Turquia propõe encontro trilateral

Também nesta segunda-feira, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que deseja promover um encontro entre os líderes da Rússia, da Ucrânia e dos Estados Unidos. A proposta visa reabrir os canais de diálogo e buscar uma saída negociada para o conflito iniciado em 2022.

"Meu desejo é reunir Putin e Zelensky em Istambul ou Ancara. Também convidar o presidente dos Estados Unidos, Trump, para esta reunião... Tomaremos medidas para esta reunião após as últimas conversas", afirmou Erdogan.

Caso os três líderes aceitem o convite, Erdogan pretende participar pessoalmente da reunião. Segundo ele, o objetivo é transformar Istambul em um "centro de paz".

Segunda rodada de negociações

A segunda rodada de negociações diretas entre Rússia e Ucrânia ocorreu nesta segunda-feira, em Istambul, mediada pelo governo turco. O foco principal foi a troca de prisioneiros gravemente feridos e soldados entre 18 e 25 anos, além da devolução dos corpos soldados no formato "6 mil por 6 mil".

A segunda rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia terminou após pouco mais de uma hora de reunião. As negociações foram conduzidas em russo, de acordo com jornalistas no local.