Estudante brasileiro de 18 anos é preso por imigração nos EUA e caso gera protestos

Marcelo Gomes foi detido a caminho de treino e comunidade cobra respostas do serviço de imigração.

Marcelo Gomes, estudante brasileiro de 18 anos, foi detido por agentes do serviço de imigração dos Estados Unidos no último sábado (31), em Milford, Massachusetts, enquanto se dirigia para um treino de vôlei.

Aluno do terceiro ano da Milford High School, ele estaria em situação imigratória irregular, segundo colegas. A detenção mobilizou a comunidade local e desencadeou protestos no último domingo (1).

O caso foi relatado pela emissora CBS. Segundo a prima de Marcelo, Julia Araújo, ele vive na cidade há 13 anos e não cometeu nenhum crime.

"É algo realmente de partir o coração. O Marcelo é uma pessoa tão gentil, é a última pessoa a quem isso deveria acontecer, eu acho. Os irmãos dele são muito pequenos e estão fazendo perguntas como se algum dia vão vê-lo de novo", afirmou.

Marcelo está detido em uma unidade do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos EUA), localizada em Burlington, e conseguiu fazer contato telefônico com os pais.

A governadora de Massachusetts, Maura Healey, manifestou-se pelas redes sociais: "Estou perturbada e indignada com as informações de que um estudante da Milford High School foi preso pelo ICE a caminho do treino de vôlei ontem. Mais uma vez, autoridades locais e a polícia foram deixadas no escuro, sem aviso prévio e sem respostas para suas perguntas".

"Meu coração está com a comunidade de Milford neste dia que deveria ser de celebração pela formatura. O governo Trump continua a gerar medo em nossas comunidades, e isso está nos tornando todos menos seguros", acrescentou a governadora.

Um amigo de Marcelo, que preferiu não se identificar, relatou à CBS que eles estavam com outros dois colegas em um carro quando foram interceptados por dois veículos do ICE.

Marcelo, que dirigia, foi solicitado a apresentar seus documentos e imediatamente detido. O jovem que prestou o depoimento também está em situação irregular, mas não foi apreendido por ser menor de idade.

No domingo, centenas de pessoas protestaram nas ruas de Milford contra a prisão. As Escolas Públicas de Milford emitiram um comunicado informando que o ICE tem detido diversos pais de alunos nas últimas semanas. "Estamos todos consternados com essa notícia", afirmou o superintendente Kevin McIntyre.

Trump e imigração

O atual mandatário dos EUA se elegeu tendo como uma de suas principais plataformas eleitorais uma política de imigração restritiva, particularmente com pessoas em situação de irregularidade no país. 

Em abril, o Washington Post noticiou seus planos de deportar mais de um milhão de migrantes em seu primeiro ano de mandato, superando o recorde anterior de 400.000. Para isso, o governo pretende continuar fechando os programas que patrocinam ou legalizam a permanência dos imigrantes nos EUA.

Ao completar 100 dias no cargo, uma pesquisa promovida pelo Washington Post-ABC News-Ipsos indicou que 53% dos cidadãos dos Estados Unidos desaprovam a forma que Trump lida com o tema da imigração, enquanto 46% aprovam.

Com forte presença de imigrantes, Massachusetts é um dos estados mais afetados pelas medidas de imigração do governo Trump. Cidades como Milford, com alto número de brasileiros, vêm enfrentando mudanças significativas. Em Framingham, onde está a maior comunidade brasileira do estado, até o comércio local tem sofrido com o endurecimento das políticas migratórias.