O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, fez nesta segunda-feira (2) o discurso de abertura da nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia, realizada no Palácio Ciragan, em Istambul.
No discurso, Fidan reiterou que a Turquia valoriza a abordagem construtiva adotada na primeira rodada de negociações e agradeceu às delegações pela presença.
Segundo o chanceler turco, a expectativa é que Rússia e Ucrânia discutam, sob uma perspectiva humanitária, as condições para um cessar-fogo e a troca de prisioneiros militares e civis.
Ele afirmou ainda que as conversas devem incluir a possibilidade de uma reunião entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky.
Na semana passada, Fidan esteve reunido com Putin e com o chanceler russo, Sergey Lavrov.
Entre os temas abordados no encontro estiveram as relações bilaterais entre Rússia e Turquia, além do fortalecimento do comércio e da cooperação nas áreas de energia e turismo.
Em entrevista coletiva com Lavrov, Fidan afirmou que "a escolha da Rússia por Istambul para negociações diretas com a Ucrânia é uma manifestação do entendimento comum de nossos países em relação ao estabelecimento da estabilidade".