Notícias

Mortes por ataques cardíacos nos EUA aumentam drasticamente desde a pandemia de covid-19

O aumento é registrado mesmo com a redução das internações por problemas cardíacos, indicando que as mortes ocorrem em casa.
Mortes por ataques cardíacos nos EUA aumentam drasticamente desde a pandemia de covid-19Gettyimages.ru / Liubomyr Vorona

As mortes por ataques cardíacos nos Estados Unidos aumentaram significativamente desde a pandemia de COVID-19, alertam pesquisadores do Mass General Brigham Hospital, em Massachusetts, em um estudo publicado na sexta-feira (30) na revista médica JAMA Network Open.

Analisando os atestados de óbito de 127.746 pessoas que morreram em Massachusetts, Jason H. Wasfy, principal autor do artigo, e sua equipe descobriram um aumento de 17% na mortalidade por infarto agudo do miocárdio (IAM) após 2020. Essa observação é notável, pois ocorreu apesar da redução nas internações hospitalares por problemas cardíacos, indicando que muitas das mortes aconteceram em casa.

Esses resultados sugerem que os pacientes estão sendo "negligenciados" até que seja tarde demais, e "levanta a preocupação de que as pessoas com doenças cardíacas não tenham recebido os cuidados de que precisam desde a pandemia", disse Wasfy.

"Se não tivéssemos examinado a mortalidade usando dados de atestados de óbito, o aumento da mortalidade cardíaca na população poderia ter passado despercebido", acrescentou John Hsu, coautor do estudo.

Nesse contexto, o Mass General Brigham ressalta que as descobertas não apenas evidenciam "possíveis deficiências" no tratamento cardíaco durante e nos anos subsequentes ao pico da pandemia, mas também oferecem uma oportunidade valiosa para aprimorar tanto o tratamento quanto a prevenção de eventos cardíacos em indivíduos em situação de risco.