Trump e Musk falam em conferência de imprensa no Salão Oval

O presidente dos EUA elogiou o bilionário, afirmando que Musk é "um dos maiores líderes empresariais e inovadores que o mundo já produziu".

O presidente dos EUA, Donald Trump, promoveu uma conferência de imprensa no Salão Oval junto do bilionário Elon Musk nesta sexta-feira (30), após sua saída do cargo como chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).

A conferência foi anunciada anteriormente pelo presidente norte-americano como o "último dia" do também dono da SpaceX e da Tesla na Casa Branca. "Este será seu último dia, mas não realmente, porque ele estará sempre conosco, ajudando-nos em tudo", afirmou em uma publicação na Truth Social, elogiando o bilionário como "incrível".

A posição de Musk como "empregado governamental especial" encerrou nesta sexta-feira, respeitando o limite legal de 130 dias estipulado para cargos dessa natureza.

O bilionário reforçou que este é "apenas o começo" do setor que ajudou a chefiar, apontando que sua equipe se manterá no governo e seguirá com o trabalho iniciado sob sua liderança. Ele também reforçou a restrição do tempo no cargo, anunciado desde sua chegada à Casa Branca, destacando que seguirá como um "amigo e conselheiro" de Trump e seu governo. 

Musk ressaltou que a meta de economizar U$ 1 trilhão em gastos federais se mantém após sua saída do cargo, estipulando o prazo para alcançar esse valor como a metade de 2026 "com o apoio do presidente e do Congresso".

"Uma enorme mudança"

O presidente norte-americano assegurou que Musk é "um dos maiores líderes empresariais e inovadores que o mundo já produziu", e agradeceu seu trabalho como chefe do DOGE, indicando que ele promoveu "uma enorme mudança para fazer negócios em Washington". "Elon trabalhou incansavelmente ajudando a liderar o programa de reforma governamental mais radical e consequente em gerações", sustentou.

Agradecendo a Musk por seus esforços em melhorar o sistema governamental estadunidense, Trump relatou ter o pressentimento de que "Elon não sairá. Ele estará indo e vindo, imagino". "O serviço de Elon aos Estados Unidos tem sido incomparável na história moderna", acrescentou. Logo depois, anunciou que a maioria dos funcionários do Doge ficarão e seguirão com seu trabalho.

Trump também ressaltou outras qualidades de Musk, particularmente as inovações tecnológicas promovidas por suas empresas, como a Tesla e a Starlink. "Se ele não fosse uma boa pessoa, mas fizesse as mesmas coisas, provavelmente eu talvez falaria diferente. Mas acontece que ele é realmente uma boa pessoa, que ama o país", complementou.

Presente

O presidente dos EUA presenteou Musk com o que aparentemente é uma chave dourada, pelo trabalho promovido no DOGE. "É muito especial, para pessoas muito especiais", declarou antes de entregar a chave ao bilionário, complementando que é um presente do "país".

Saída de Musk

O bilionário anunciou na quarta-feira (28) a sua saída do cargo. Em sua conta no X, Musk declarou que o tempo previsto como empregado especial do Governo chegou ao fim, e agradeceu o presidente dos EUA, Donald Trump, "pela oportunidade de reduzir gastos desnecessários".

"A missão da @DOGE só se fortalecerá com o tempo, à medida que se tornará um modo de vida em todo o governo", concluiu o bilionário.

Desde abril, Musk deixou de trabalhar fisicamente na Casa Branca, além de não participar de reuniões pessoalmente, embora seguisse colaborando com o governo do presidente Donald Trump de forma remota.