Notícias

Alto funcionário da OTAN insta os ucranianos a não serem pessimistas

Rob Bauer, chefe do Comitê Militar da OTAN, chegou a Kiev pela primeira vez desde o início do conflito.
Alto funcionário da OTAN insta os ucranianos a não serem pessimistasGettyimages.ru / Adri Salido/Anadolu

O almirante Rob Bauer, chefe do Comitê Militar da OTAN, visitou a Ucrânia nesta quinta-feira e discursou em uma conferência de segurança local, informou o escritório de imprensa da OTAN.

Segundo Bauer, a OTAN está "colocando as coisas em ordem para que a Ucrânia se torne parte da aliança". "A bandeira sueca não será a única bandeira azul e amarela na sede da OTAN, por quê? Porque todos nós acreditamos no poder da democracia", declarou Bauer.

O almirante ainda instou os ucranianos e seus aliados a não serem pessimistas em 2024 porque "pessimistas não vencem guerras". "Mas, embora o mundo possa ter sido excessivamente otimista em 2023, não devemos cometer o mesmo erro, tornando-nos excessivamente pessimistas em 2024", disse.

Em resposta a uma pergunta sobre mais entregas de armas, Bauer disse que, além de armas, a Ucrânia precisa de tropas. "Não são necessárias apenas granadas, tanques e veículos blindados, mas também, infelizmente, novos soldados, porque soldados morrem e soldados são feridos. E então se fala em mobilização", afirmou o chefe do Comitê Militar da OTAN.

As declarações de Bauer foram feitas em meio a crescentes pedidos para que tropas europeias sejam enviadas ao território ucraniano. No final de fevereiro, o presidente francês Emmanuel Macron argumentou que o envio de tropas ocidentais para a Ucrânia não deveria ser descartado, gerando polêmica na UE. Ele insistiu em sua ideia, dizendo que "a Rússia não pode e não deve vencer essa guerra".