Notícias

Fofocas apresentam benefícios inesperados, afirmam cientistas

A fofoca é capaz de formar códigos éticos entre as pessoas, entre outras funções.
Fofocas apresentam benefícios inesperados, afirmam cientistasGettyimages.ru / Eric O'Connell

A fofoca sempre foi mal vista em quase todas as culturas e até mesmo punida em diferentes religiões. No entanto, os cientistas buscam mostrar que a fofoca pode ter funções positivas na sociedade.

De acordo com um estudo publicado na revista Nature Communications, quando alguém vê outra pessoa violar uma regra, pode reagir de três maneiras diferentes: confrontá-lo diretamente por sua má conduta, evitar esta pessoa no futuro ou contar aos outros sobre o mau comportamento do infrator.

A última resposta, que é essencialmente uma fofoca, pode oferecer vantagens exclusivas.

Fofoca em teste

Os autores realizaram um experimento no qual enviaram mensagens de texto a mais de 300 voluntários quatro vezes por dia durante dez dias para perguntar se eles haviam compartilhado informações com outras pessoas ou recebido informações de outrem sobre alguém em particular.

No total, os participantes relataram mais de cinco mil rumores durante o teste, 15% dos quais eram sobre infrações de normas sociais, como jogar lixo na rua ou fazer comentários inapropriados.

Os destinatários relataram que tais informações negativas os faziam querer ajudar menos essas pessoas e até mesmo evitá-las.

Além disso, os pesquisadores observaram que os participantes tendiam a compartilhar as fofocas com aqueles que consideravam mais próximos, fortalecendo os laços de confiança entre eles.

Também concluiu-se que aqueles que fofocam podem esclarecer suas ideias sobre a importância ou não da violação de determinadas normas e qual seria a resposta apropriada, estabelecendo assim um código de ética não escrito.

Mais evidências

Um artigo sobre a evolução da cooperação revelou que, quando as pessoas sabem que suas ações serão julgadas por outras, elas agem de forma mais adequada, na maioria das vezes buscando validação social.

Por outro lado, os cientistas responsáveis pela publicação observaram que os indivíduos têm maior probabilidade de compartilhar informações sobre os outros quando suas ações podem afetar o interlocutor, demonstrando assim que a fofoca pode ajudar a manter a cooperação entre os grupos.

Terence Dores Cruz, pesquisador da Universidade de Amsterdã, explicou que a fofoca pode ter funções tanto cooperativas quanto competitivas.

Isso significa que as pessoas criam um tipo de cooperação ao compartilhar informações sobre como se comportar e em quem confiar. Esse mecanismo proporciona uma melhor compreensão de com quem é melhor trabalhar e quem deve ser evitado.

A função competitiva significa que as informações divulgadas pelo fofoqueiro beneficiam somente a ele, manipulando assim seu sucesso social.

Por se tratar de uma parte fundamental das interações sociais, entender como a fofoca funciona pode ser de grande utilidade.

"Uma melhor compreensão das funções da fofoca pode ajudar a entender seu potencial de cooperação e reduzir os danos da fofoca orientada pela competição", concluiu Dores Cruz.