Notícias

Kremlin revela temas das próximas conversas com Ucrânia em Istambul

Na quinta-feira (29), Moscou anunciou que a segunda rodada de negociações ocorrerá na Turquia no dia 2 de junho, com a troca mútua de memorandos.
Kremlin revela temas das próximas conversas com Ucrânia em IstambulGettyimages.ru / Massimo Borchi/Atlantide Phototravel

Na segunda rodada de negociações em Istambul, marcada para 2 de junho, Moscou espera discutir os memorandos preliminares russo e ucraniano, afirmou o porta-voz presidencial Dmitry Peskov nesta sexta-feira (30), segundo a imprensa russa.

Ele ressaltou que os detalhes do documento russo sobre o acordo com a Ucrânia não serão divulgados, pois está em elaboração, e que será acordada uma lista de condições para uma trégua temporária, incluindo questões de segurança no Mar Negro.

Peskov também respondeu se a Rússia estava disposta a discutir o futuro da segurança regional com representantes europeus.

Antes, o enviado especial da presidência norte-americana, Keith Kellogg, afirmou que representantes dos EUA e conselheiros de segurança nacional da Alemanha, França e Reino Unido também se reunirão em Istambul na segunda-feira.

"De uma forma ou de outra, o futuro da segurança europeia precisa ser discutido com os europeus", afirmou o porta-voz, ressaltando que, quanto à reunião de segunda em Istambul, "estamos falando especificamente sobre conversas diretas entre a Rússia e a Ucrânia".

Peskov acrescentou que o presidente russo Donald Trump apoia a possibilidade de uma reunião pessoal com Vladimir Zelensky e o presidente dos EUA, Donald Trump, mas que o encontro precisa ser bem preparado, com resultados prévios nas conversas diretas entre Moscou e Kiev.

  • Na quinta-feira (29), Moscou anunciou que a segunda rodada de negociações ocorrerá em Istambul no dia 2 de junho, com troca mútua de memorandos. No entanto, Kiev ainda não confirmou presença, exigindo o recebimento prévio do memorando russo para considerar as conversas construtivas.