
Em português, órgão dos EUA promete retaliação contra ofensores da liberdade de expressão

Nesta quinta-feira (29), o Gabinete de Assuntos do Hemisfério Ocidental, órgão do Departamento de Estado dos Estados Unidos, publicou uma mensagem em sua conta no X afirmando, em português, que "nenhum inimigo da liberdade de expressão dos americanos será perdoado".
A postagem reforça uma declaração feita por Marco Rubio, secretário de Estado, sobre novas medidas em defesa da liberdade de expressão dos cidadãos norte-americanos.

O comunicado, feito exclusivamente em português, não foi replicado em inglês ou espanhol.
Na postagem original, Rubio afirmou que "por muito tempo, os americanos foram multados, assediados e até processados por autoridades estrangeiras para exercerem seu direito à liberdade de expressão". Em seguida, anunciou a implementação de novas restrições de visto.
"Sem Censores em Nosso Território"
Tramita na Câmara dos Estados Unidos um projeto de lei intitulado "Sem Censores em Nosso Território". A proposta proíbe a entrada ou determina a deportação de qualquer estrangeiro que tente censurar cidadãos americanos em solo norte-americano.
O texto, embora não mencione Alexandre de Moraes, foi apresentado como resposta às decisões do STF, segundo o deputado Darrell Issa, um dos autores.
O projeto foi aprovado em fevereiro pelo Comitê Judiciário da Câmara, equivalente à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Brasil, mas ainda não tem dados para ser votado em plenário.
