Notícias

VÍDEO: "Putin" chega à Câmara de Representantes dos EUA

O democrata Jared Moskowitz acusou o presidente do Comitê de Supervisão e Prestação de Contas, James Comer, de "fazer a vontade" do líder russo.
VÍDEO: "Putin" chega à Câmara de Representantes dos EUARedes sociais

O congressista norte-americano Jared Moskowitz chegou nesta quarta-feira à Câmara de Representantes dos EUA com uma máscara de borracha do presidente russo Vladimir Putin. O democrata utilizou o acessório enquanto dirigia-se à audiência do Comitê de Supervisão e Prestação de Contas, que investiga os negócios de Hunter Biden, filho do presidente dos EUA.

Atuando como Putin, Moskowitz falou a um grupo de jornalistas do lado de fora da sala. "Vim apenas para agradecer ao [presidente do Comitê de Supervisão] James Comer por pegar toda a nossa inteligência e usá-la no comitê", disse ele.

O repórter da CBS News Scott MacFarlane, que compartilhou uma foto do representante da Flórida usando a máscara, disse que sua ação estava relacionada ao fato de os democratas acusarem o Partido Republicano de "perpetuar a desinformação russa":

Em uma declaração posterior, citada pelo jornal The Hill, Moskowitz afirmou que os republicanos que supervisionam a Câmara dos Deputados abriram a investigação contra Joe Biden por suposto suborno enquanto ele era vice-presidente com base no formulário FD-1023, "que agora foi demonstrado que veio diretamente da inteligência russa". "James Comer cumpriu as ordens de Vladimir Putin. A máscara foi usada para fornecer essa imagem", acrescentou.

A investigação sobre Biden, bem como sobre seu filho Hunter, sofreu uma reviravolta no mês passado, depois que ele foi acusado de mentir para o ex-informante do FBI Alexander Smirnov, que havia garantido aos promotores do caso que havia recebido da inteligência russa as informações sobre as quais testemunhou contra a família Biden. O formulário FD-1023, mencionado por Moskowitz, está relacionado às declarações de Smirnov, disse The Hill.