Alemanha se aproxima do colapso, afirma Lavrov

O chanceler russo comentou sobre o apoio de Berlim ao regime de Kiev e as declarações contraditórias do governo alemão sobre as restrições ao uso de armas de longo alcance pela Ucrânia.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou nesta quarta-feira (28) que o "envolvimento direto" da Alemanha no conflito armado ucraniano "já é evidente" e que Berlim "está descendo a mesma ladeira que já desceu duas vezes no século passado: para baixo, em direção ao seu colapso".

Em resposta à pergunta do jornalista Pavel Zarubin sobre as declarações contraditórias do governo alemão a respeito das restrições ao uso de armas de longo alcance pela Ucrânia, o ministro russo destacou que o chanceler alemão Friedrich Merz, em recente coletiva de imprensa, "declarou que, desde o início, ele se referiu precisamente ao financiamento da produção de mísseis de qualquer alcance na Ucrânia, e não se fala, supostamente, de fornecimentos [a Kiev] de mísseis alemães".

"Isto precisa ser verificado", acrescentou. "Tanto o primeiro quanto o segundo são uma escalada de tensões, um apoio à guerra, e a Alemanha está se envolvendo diretamente nela", argumentou.

"A Alemanha está deslizando pela mesma ladeira que já deslizou duas vezes no século passado: para baixo, em direção ao colapso", disse Lavrov.

Ao concluir, o chanceler russo expressou esperança de que os "políticos responsáveis" na Alemanha "finalmente cheguem a uma conclusão correta e parem com esta loucura".