Estudos demonstraram que a cúrcuma possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e também desempenha um papel importante na melhora da memória.
A cúrcuma é uma especiaria aromática obtida a partir do rizoma seco e moído da planta Curcuma longa, uma espécie da família do gengibre, nativa do sudoeste da Índia. Apresentando uma chamativa coloração amarelo-dourada, a especiaria é comumente utilizada na culinária asiática e na medicina tradicional.
De acordo com a Continental Hospitals, em Hyderabad, na Índia, "além de seus usos culinários, a cúrcuma ganhou amplo reconhecimento por seus inúmeros benefícios à saúde".
Benefícios
É especificamente a curcumina, composto ativo da cúrcuma e a substância que provê ao curry indiano sua característica cor brilhante, que proporciona benefícios à saúde. De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), EUA, o consumo diário do tempero "melhora a memória e o humor". A pesquisa constatou que o tempero produziu este efeito "em pessoas com perda de memória leve relacionada à idade".
А nutricionista Amber Sommer, da Cleveland Clinic, nos EUA, destacou mais propriedades úteis da especiaria. De acordo com a especialista, a cúrcuma pode ser benéfica para doenças crônicas em que a inflamação começa a afetar os tecidos do corpo. "Estudos também demonstraram que a cúrcuma pode reduzir a inflamação das articulações e a dor associada à osteoartrite", acrescentou.
Além disso, a cúrcuma pode ajudar a neutralizar os radicais livres, moléculas altamente instáveis e reativas que podem causar problemas ao corpo e à saúde em geral.
Graças à sua capacidade de auxiliar na redução da inflamação e da oxidação, a especiaria asiática pode reduzir o risco de doenças cardíacas; e, de acordo com Sommer, outro estudo revelou que a curcumina pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer, especificamente os que afetam o sistema digestivo.
O composto ativo da cúrcuma também pode ajudar a aumentar os níveis de serotonina e dopamina, que são substâncias químicas do cérebro que regulam o humor e outras funções corporais; desta forma, o tempero pode ajudar a reduzir os sintomas da depressão.