
Mauro Vieira destaca importância das relações russo-brasileiras na Câmara dos Deputados

Com a visita da delegação brasileira liderada pelo presidente Lula a Moscou para a comemoração do 80º aniversário da vitória contra o nazismo,o Brasil e a Rússia fortaleceram a parceria em diversas áreas. Foi o que destacou, nesta quarta-feira (28), o chanceler Mauro Vieira em sessão da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados em Brasília.

Entre os principais setores de cooperação, o chanceler citou comércio, energia, ciência e tecnologia. "A Rússia, neste ano de 2025, tem sido o quinto maior país de origem das nossas importações", destacou, acrescentando que os produtos e insumos russos são importantes para a indústria e o agronegócio brasileiros.
Mauro Vieira ressaltou também a posição do Brasil na promoção de uma solução diplomática para o conflito ucraniano, lembrando que na reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, o presidente Lula reiterou a disposição do Brasil de atuar para acabar com a crise de maneira pacífica.
Visita à Rússia
Em 8 de maio, Lula foi recebido calorosamente por Putin ao chegar à Rússia para participar do Dia da Vitória. Foi a primeira vez em 15 anos que o presidente brasileiro visita a Rússia. Na reunião de 9 de maio, os presidentes discutiram o aprofundamento do comércio bilateral, a cooperação no desenvolvimento de usinas nucleares, e a crise ucraniana.
Durante a coletiva de imprensa realizada em 10 de maio, Vladimir Putin agradeceu aos esforços de mediação de países que visam uma solução pacífica para a crise ucraniana, destacando o Brasil.
