
Rússia lança primeiro smartphone com sistema operacional nacional

As empresas russas TP Labs e Red Soft anunciaram, nesta semana, o lançamento do AQ Phone M11, primeiro smartphone baseado no sistema operacional russo Red OS M.

Montado inteiramente no país, o aparelho conta com tela IPS de 6,67 polegadas e processador móvel Mediatek Helio P35 de 8 núcleos. O dispositivo é equipado com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, com possibilidade de expansão via cartão microSD.
Talvez o recurso mais notável seja a capacidade de se transformar facilmente em um computador de mesa, permitindo a conexão de teclado, mouse e monitor, com ou sem fio. Com suporte nativo para aplicativos de terceiros, o usuário pode rodar apps Android sem emulação, mesmo no modo móvel, além de programas Linux no modo desktop.
O AQ Phone M11 opera sem os serviços móveis da Google, substituídos por equivalentes desenvolvidos na Rússia. Segundo o fabricante, o celular oferece um "alto nível de segurança", sendo indicado "até mesmo para agências governamentais e empresas com participação estatal". O preço sugerido para venda é de 18.990 rublos, cerca de US$ 236.
