Kremlin: 'Trump não é informado sobre ataques terroristas de Kiev contra cidades russas pacíficas'

O assessor de Vladimir Putin afirma que o presidente dos EUA só recebe informações sobre "medidas retaliatórias" russas e não entende que elas visam exclusivamente a infraestrutura militar ucraniana.

O assessor presidencial russo Yuri Ushakov declarou nesta quarta-feira (28) que o presidente dos EUA, Donald Trump, "não está suficientemente informado" sobre os ataques terroristas em massa do regime de Kiev contra civis russos.

"Trump não está suficientemente informado sobre o que realmente está acontecendo no contexto do confronto entre Ucrânia e Rússia", afirmou Ushakov, comentando as declarações de Trump de que o presidente russo Vladimir Putin estaria "brincando com fogo".

O assessor presidencial acredita que as palavras de Trump mostram que ele está "desinformado sobre o crescente número de ataques terroristas em massa que a Ucrânia lança contra cidades russas pacíficas [...] Trump só tem conhecimento das medidas retaliatórias que estamos tomando. E ele não compreende em totalidade que estamos atacando exclusivamente infraestruturas militares ou do complexo militar-industrial", acrescentou.

Intensificação dos ataques com drones

Os ataques ucranianos contra instalações civis russas se intensificaram nos últimos dias. Na noite de 27 para 28 de maio, as forças de defesa aérea russas interceptaram e destruíram 296 drones do tipo aeronave em 13 províncias do país.

Na semana passada, a defesa aérea russa "destruiu e interceptou 2.331 drones de ataque, 1.465 deles fora da área da Operação Militar Especial", informou o Ministério da Defesa da Rússia.