O assessor presidencial russo Yuri Ushakov comentou na quarta-feira (28) as declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, que anteriormente havia dito que o presidente russo, Vladimir Putin, "está brincando com fogo".
"Trump já disse muitas coisas, e nós obviamente lemos tudo, monitoramos, por assim dizer", afirmou Ushakov ao jornalista Pavel Zarubin.
O assessor presidencial também afirmou que Moscou percebe que Trump não recebe informações suficientes sobre todos os detalhes das hostilidades entre Rússia e Ucrânia, como o crescente número de ataques terroristas em massa perpetrados pelo regime de Kiev contra cidades russas pacíficas.
"Trump só tem conhecimento das contramedidas que estamos tomando. Além disso, ele não compreende completamente que visamos exclusivamente instalações de infraestrutura militar ou do complexo militar-industrial", acrescentou.
O que Trump disse?
Na terça-feira (27), o presidente dos EUA criticou Vladimir Putin, afirmando que ele está "brincando com fogo". "O que Vladimir Putin não percebe é que, se não fosse por mim, muitas coisas realmente ruins já teriam acontecido com a Rússia, e eu quero dizer realmente ruins. Ele está brincando com fogo", escreveu Trump em sua conta no Truth Social.
Na sequência, a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, afirmou que as declarações de Trump sobre a Rússia não devem ser interpretadas como se ele estivesse frustrado: "É a declaração de um homem que liderou esforços de paz em muitas regiões diferentes, expondo claramente e com total transparência sua visão do que aconteceu", disse. Ela também enfatizou que a Rússia "deve levar a sério" suas palavras, assim como os americanos.