O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Canadá poderá participar do novo sistema norte-americano de defesa aérea, o chamado Domo de Ouro, desde que pague U$ 61 bilhões ou se torne parte oficial dos Estados Unidos. A declaração foi feita por Trump em sua rede social, Truth Social, nesta terça-feira (27).
"Eu disse ao Canadá, que quer muito fazer parte do nosso fabuloso Sistema Domo de Ouro, que isso custará 61 bilhões de dólares se eles continuarem a ser uma nação separada, mas desigual, mas custará zero dólares se eles se tornarem nosso querido 51º Estado. Eles estão considerando a oferta!", escreveu Trump.
Na semana passada, o primeiro-ministro canadense Mark Carney anunciou que seu governo está em negociações com os Estados Unidos sobre a adesão ao sistema, que colocaria armas americanas no espaço pela primeira vez.
O Domo de ouro é o novo sistema de defesa aérea anunciado por Trump no último dia 20 de maio, durante um pronunciamento ao lado do secretário de Defesa, Pete Hegseth. O projeto visa proteger os Estados Unidos contra mísseis balísticos intercontinentais, hipersônicos e de cruzeiro.
"Hoje tenho o prazer de anunciar que selecionamos oficialmente uma arquitetura para este sistema avançado, que implantará tecnologias de nova geração em terra, mar e espaço, incluindo sensores e interceptores espaciais", detalhou Trump na ocasião.
Segundo o governo norte-americano, o sistema será integrado às capacidades atuais de defesa do país e deve estar operacional até o fim do atual mandato de Trump, dentro de aproximadamente três anos. A estimativa oficial aponta que o custo inicial do projeto é de 542 bilhões de dólares, com conclusão prevista para 2045.
Trump também comunicou que o Domo de Ouro será integrado às atuais capacidades de defesa do país, anunciando que o sistema deverá estar completamente operacional até o fim de seu mandato, dentro de aproximadamente três anos.
De acordo com o governo americano, o Domo de Ouro contará com recursos tecnológicos distribuídos em múltiplos domínios, visando ampliar a capacidade dos EUA de detectar e neutralizar ameaças aéreas.
Trump afirmou que essa "supertecnologia", inspirada no "Domo de Ferro" israelense, é exclusiva dos Estados Unidos. "É um projeto muito empolgante, com quase 100% de proteção, e tudo será fabricado nos Estados Unidos. É algo que eu esperava há muito tempo", explicou.
Durante o lançamento, o presidente dos EUA informou que o Canadá demonstrou interesse em participar do sistema, que seria uma "pequena expansão”"do projeto. "O Canadá quer participar, será uma pequena expansão, eles nos pediram para participar. Acho que é uma coisa ótima".