Notícias

Chancelaria russa revela conteúdo de acordo sobre a solução do conflito ucraniano

O documento, ainda em elaboração, prevê garantias bilaterais e busca base duradoura para encerrar os combates, afirmou Maria Zakharova.
Chancelaria russa revela conteúdo de acordo sobre a solução do conflito ucranianoGettyimages.ru / User10095428_393

A Rússia enviará à Ucrânia uma proposta de solução para o conflito assim que o documento estiver concluído, afirmou nesta terça-feira (27) a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.

O documento, afirma, incluirá os princípios e termos do acordo, além das condições para um eventual cessar-fogo.

A porta-voz destacou que a Rússia espera receber, da parte ucraniana, um documento equivalente em resposta.

Na sexta-feira (23), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, informou que Moscou estava finalizando a lista para a troca de prisioneiros em uma base de mil por mil, e "trabalhando ativamente na segunda parte dos acordos, que prevê a preparação, por cada lado, de um documento preliminar que estabeleça as condições para se chegar a um acordo sustentável, abrangente e de longo prazo".

Segundo Lavrov, assim que a troca for concluída, Moscou estará pronta para enviar à Ucrânia o esboço do acordo para resolução do conflito.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também afirmou que está disposto a negociar um acordo com a Ucrânia que contemple um cessar-fogo. Para ele, Moscou e Kiev devem buscar compromissos que atendam aos interesses de ambos os lados.