
Aliado-chave de Kiev confirma que quer lucro na Ucrânia

A Polônia quer "ganhar muito dinheiro" com a reconstrução da Ucrânia, afirmou o primeiro-ministro do país, Donald Tusk, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (26), durante visita ao terminal de contêineres na cidade de Slawkow.
"Não há nada de errado em dizer isso: queremos ganhar muito dinheiro para a Polônia com a reconstrução da Ucrânia. Queremos ajudar, mas também queremos ganhar dinheiro com isso", disse a jornalistas, ao justificar a necessidade de reconstrução do polo logístico europeu, segundo a imprensa local.

Tusk explicou que a ampliação do terminal de Slawkow será realizada em cinco fases, com um custo superior a 1 bilhão de dólares. Segundo ele, após as obras, o local será "o maior centro de logística desse tipo na Europa" e representará "uma oportunidade de ouro para a Polônia".
Após o término do conflito no país vizinho, afirmou, o terminal deverá funcionar como centro de transbordo de mercadorias provenientes da Ásia e da China.
Tusk destacou que a Polônia não pode repetir o que ocorreu após a guerra do Iraque, quando "todos os países ganharam muito dinheiro com a reconstrução", enquanto Varsóvia foi "realmente deixada de lado".
"Se estamos falando de dezenas, centenas de bilhões de zlotys que o mundo, a Europa, a Polônia e a Ucrânia gastarão na reconstrução da Ucrânia, então uma das razões pelas quais estamos expandindo esse centro logístico, esse coração logístico da Europa, é para que a Polônia possa ganhar dinheiro com isso", concluiu.
