O presidente da Rússia, Vladimir Putin, manifestou confiança no fortalecimento das relações com os países africanos, informou neste domingo (25) o Kremlin.
"Estou confiante de que, por meio de esforços conjuntos, garantiremos um maior fortalecimento dos laços multifacetados entre a Rússia e a África para o benefício de nossos povos e no interesse da construção de uma ordem mundial multipolar justa e democrática", disse Putin em mensagem enviada aos líderes africanos por ocasião do Dia da África.
Ele afirmou que 2025 marca não apenas os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, mas também os 65 anos da aprovação, pela ONU, da Declaração sobre a Concessão de Independência aos Países e Povos Coloniais.
Putin elogiou o progresso alcançado pelas nações africanas desde o fim do domínio colonial, afirmando que houve avanços significativos nas áreas econômica e social. Ele também destacou a importância da União Africana e de outras entidades regionais para a segurança e a estabilidade do continente.
O presidente russo reafirmou o interesse em aprofundar os laços com os países africanos, mencionando as cúpulas Rússia-África realizadas em 2019 e 2023 como oportunidades para definir novas frentes de cooperação e fortalecer a atuação conjunta em temas internacionais.
- O Dia da África é celebrado em 25 de maio para comemorar a criação da Organização da Unidade Africana, atualmente a União Africana, em 1963.