Notícias

França multa Google em US$ 272 milhões por violar acordos de propriedade intelectual

O órgão de fiscalização argumenta que a empresa de tecnologia dos EUA não respeita os "4 dos 7 compromissos assumidos em 2022".
França multa Google em US$ 272 milhões por violar acordos de propriedade intelectualGettyimages.ru / Dilara Irem Sancar/Anadolu

A Autoridade de Concorrência da França, multou as empresas Alphabet Inc, Google LLC, Google Ireland Ltd e Google France (doravante denominadas "Google") em 250 milhões de euros por violar um acordo sobre o pagamento de empresas de mídia pela reprodução de seu conteúdo online, informou nesta quarta-feira a própria agência.

O órgão de fiscalização argumenta que a empresa de tecnologia dos EUA não respeita os "4 dos 7 compromissos assumidos em 2022" e acusou o Google de não negociar de "boa fé" com os editores de notícias sobre quanto compensá-los pelo uso de seu conteúdo.

Entre as acusações estão "ter violado seu compromisso de cooperar com o agente", ou seja, a mídia francesa. O regulador também citou preocupações sobre o serviço de Inteligência Artificial (IA) do Google, rebatizado como Gimini, alegando que o chat bot "utilizou conteúdos de editores e agências de notícias para fins de formação do seu modelo fundador, sem notificá-los".