Haddad diz que chapa sem Lula em 2026 'está fora de cogitação'; Alckmin como vice é 'natural'

''Estamos a um ano do começo do processo eleitoral. É muito pouco tempo'', argumentou o ministro da Fazenda.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda do Brasil, foi questionado na entrevista publicada pelo jornal O Globo neste domingo (25) sobre a possibilidade de o Partido dos Trabalhadores (PT) ter outro candidato caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva opte por não disputar a reeleição em 2026.

''Acredito que isso está fora de cogitação. Estamos a um ano do começo do processo eleitoral. É muito pouco tempo. Não vejo como nesse período rever essa provável decisão'', declarou, conforme citado pelo veículo.

Nesse contexto, afirmou considerar a permanência de Alckmin na condição de vice-presidente como ''natural'', acrescentando que a decisão de colocá-lo na chapa do PT no último pleito presidencial foi ''muito acertada''.

"O Alckmin tem sido um grande parceiro do presidente Lula. Uma pessoa honrada, uma pessoa séria, uma pessoa comprometida, uma pessoa leal. O tempo deu razão à decisão do presidente de convidá-lo para a chapa", disse Haddad.

O ministro também negou que esteja planejando deixar a Fazenda para disputar um cargo eletivo no pleito de 2026:

''O presidente nunca me perguntou sobre isso. Mas manifestei para a direção do PT, com bastante antecedência, que não tinha a intenção de ser candidato em 2026'', concluiu.