Os Estados Unidos estão começando a se preparar para a evacuação de seus cidadãos no Haiti, que atualmente é assolado por um aumento dramático da violência, disse nesta quarta-feira o porta-voz adjunto do Departamento de Estado dos EUA, Vedant Patel.
De acordo com sua declaração, os cidadãos norte-americanos serão evacuados de helicóptero da capital haitiana, Porto Príncipe, para Santo Domingo, na República Dominicana, relata a Reuters.
No início desta semana, Patel observou que cerca de 1.600 norte-americanos preencheram um "formulário de admissão de crise" buscando ajuda para deixar a ilha.
Nas últimas semanas, as gangues atacaram delegacias de polícia, invadiram as duas principais prisões do Haiti —resultando na fuga de cerca de 4.000 detentos— e abriram fogo contra o aeroporto internacional de Porto Príncipe, antes de atacar bairros ricos da capital, onde suas ações deixaram pelo menos 12 pessoas mortas.
A ONU estima que, somente durante a mais recente onda de violência, dezenas de pessoas foram mortas e cerca de 17.000 foram forçadas a fugir de suas casas na capital para buscar refúgio na parte sul do país.