
Apagão atinge 160 mil casas na França e interrompe Festival de Cannes

Um apagão atingiu grande parte do departamento dos Alpes Marítimos, no sudeste da França, na manhã deste sábado (24), deixando cerca de 160 mil residências sem energia elétrica e interrompendo a programação do Festival de Cinema de Cannes.
O corte de energia foi causado pela queda de um poste sobre uma linha de alta tensão, segundo informações da operadora de redes elétricas RTE (Réseau de Transport d'Électricité).
A cidade de Cannes ficou sem luz momentos antes do início da cerimônia de entrega dos prêmios do festival. O corte também afetou as salas de projeção. De acordo com o jornal francês Le Parisien, um de seus repórteres estava no meio de uma sessão quando "de repente tudo se apagou".
🚨🇫🇷ALERTE - Géante panne d’électricité en cours dans les #AlpesMaritimes. Le festival de Cannes est impacté. pic.twitter.com/z9TwdVhvdN
— Actu React Info (@actureact_info) May 24, 2025
Com a ajuda de um gerador, a exibição dos filmes foi retomada. Os organizadores afirmaram que o encerramento do festival não será comprometido pelo ocorrido.
As atividades previstas fora do palácio, incluindo as sessões no Cineum, a cerca de cinco quilômetros da Croisette,foram suspensas por tempo indeterminado.
"O Palácio de Festivais mudou para um sistema de abastecimento de energia elétrica independente, o que permite manter todos os eventos e projeções previstos para hoje, incluindo a cerimônia de encerramento, em condições normais", afirmou a organização do evento cinematográfico segundo a mídia local.
A cerimônia de encerramento do festival deve começar às 18h40 do horário local (13h40 de Brasília), com a entrega da Palma de Ouro. O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura, é um dos filmes que disputam o prêmio.

A expectativa era que o fornecimento de energia fosse restabelecido em Cannes por volta do meio-dia (horário local), mas até o momento a energia não voltou (14h30, no horário local).
A polícia municipal está controlando o tráfego, já que os semáforos também foram afetados pelo apagão.
Em nota publicada na rede social X, a RTE informou:
"Os times da RTE e da Enedis estão trabalhando para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível. A RTE pede desculpas pelos transtornos causados".
🚨🇫🇷ALERTE - Géante panne d’électricité en cours dans les #AlpesMaritimes. Le festival de Cannes est impacté. pic.twitter.com/z9TwdVhvdN
— Actu React Info (@actureact_info) May 24, 2025
Segundo o comunicado, os problemas persistem desde as 10h da manhã.
Antes da queda do poste, a rede elétrica da região já havia sido fragilizada por um incêndio em uma subestação de alta tensão no departamento vizinho de Var, ocorrido na madrugada de sexta-feira (23).
Este é o segundo apagão registrado na Europa nesta semana. Na última terça-feira (21), a rede de telecomunicações caiu em diversas regiões da Espanha, devido a trabalhos de atualização realizados pela operadora Telefónica.
