Notícias

Apagão atinge 160 mil casas na França e interrompe Festival de Cannes

Queda de poste causou pane elétrica no sudeste francês e afetou cerimônia de premiação do festival.
Apagão atinge 160 mil casas na França e interrompe Festival de CannesReprodução / Redes Sociais / X

Um apagão atingiu grande parte do departamento dos Alpes Marítimos, no sudeste da França, na manhã deste sábado (24), deixando cerca de 160 mil residências sem energia elétrica e interrompendo a programação do Festival de Cinema de Cannes.

O corte de energia foi causado pela queda de um poste sobre uma linha de alta tensão, segundo informações da operadora de redes elétricas RTE (Réseau de Transport d'Électricité).

A cidade de Cannes ficou sem luz momentos antes do início da cerimônia de entrega dos prêmios do festival. O corte também afetou as salas de projeção. De acordo com o jornal francês Le Parisien, um de seus repórteres estava no meio de uma sessão quando "de repente tudo se apagou".

Com a ajuda de um gerador, a exibição dos filmes foi retomada. Os organizadores afirmaram que o encerramento do festival não será comprometido pelo ocorrido.

As atividades previstas fora do palácio, incluindo as sessões no Cineum, a cerca de cinco quilômetros da Croisette,foram suspensas por tempo indeterminado.

"O Palácio de Festivais mudou para um sistema de abastecimento de energia elétrica independente, o que permite manter todos os eventos e projeções previstos para hoje, incluindo a cerimônia de encerramento, em condições normais", afirmou a organização do evento cinematográfico segundo a mídia local.

A cerimônia de encerramento do festival deve começar às 18h40 do horário local (13h40 de Brasília), com a entrega da Palma de Ouro. O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura, é um dos filmes que disputam o prêmio.

A expectativa era que o fornecimento de energia fosse restabelecido em Cannes por volta do meio-dia (horário local), mas até o momento a energia não voltou (14h30, no horário local). 

A polícia municipal está controlando o tráfego, já que os semáforos também foram afetados pelo apagão.

Em nota publicada na rede social X, a RTE informou:
"Os times da RTE e da Enedis estão trabalhando para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível. A RTE pede desculpas pelos transtornos causados". 

Segundo o comunicado, os problemas persistem desde as 10h da manhã.

Antes da queda do poste, a rede elétrica da região já havia sido fragilizada por um incêndio em uma subestação de alta tensão no departamento vizinho de Var, ocorrido na madrugada de sexta-feira (23).

Este é o segundo apagão registrado na Europa nesta semana. Na última terça-feira (21), a rede de telecomunicações caiu em diversas regiões da Espanha, devido a trabalhos de atualização realizados pela operadora Telefónica.