Romeu Zema, governador de Minas Gerais, anunciou que, nas próximas semanas, visitará El Salvador acompanhado pelo secretário de segurança do estado. As declarações foram feitas em entrevista à Revista Oeste na sexta-feira (23).
Ao justificar a visita, declarou a importância de ''conhecer o programa de combate ao crime mais bem-sucedido da história da humanidade", alegando que as medidas implementadas pelo governo de Nayib Bukele na área resultaram na diminuição de 98% dos índices de criminalidade em apenas quatro anos.
Quando um dos jornalistas do veículo comentou que as ambições de Zema parecem ir além do âmbito estadual e sugeriu que a visita poderia ser parte de uma possível campanha presidencial, Zema destacou que a legislação penal no Brasil é, de fato, discutida na esfera federal.
''Mas eu quero ir lá, dá pra trazer alguma coisa para o estado de Minas, com certeza. Mas quem deveria ir, na minha opinião, é o presidente [Lula]. (...) É um país da América Central, hoje, com níveis de homicídio inferiores aos de países europeus. E era um dos mais violentos'', concluiu Zema.
Mais um?
Informações anteriormente publicadas pela imprensa brasileira indicam que Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, também planeja visitar o país latino-americano para conhecer de perto as políticas de segurança pública do governo Bukele.
Em seu quarto mandato à frente da Prefeitura do Rio, Paes afirma que suas prioridades atuais são "segurança pública, segurança pública e segurança pública". Segundo ele, a escolha pelo tema reflete as demandas da população e não está relacionada a uma possível candidatura ao governo estadual em 2026.