Zema promete visita a El Salvador: 'programa de combate ao crime mais bem-sucedido da história'

O governador afirma que as medidas implementadas pelo governo Bukele resultaram na diminuição de 98% dos índices de criminalidade.

Romeu Zema, governador de Minas Gerais, anunciou que, nas próximas semanas, visitará El Salvador acompanhado pelo secretário de segurança do estado. As declarações foram feitas em entrevista à Revista Oeste na sexta-feira (23).

Ao justificar a visita, declarou a importância de ''conhecer o programa de combate ao crime mais bem-sucedido da história da humanidade", alegando que as medidas implementadas pelo governo de Nayib Bukele na área resultaram na diminuição de 98% dos índices de criminalidade em apenas quatro anos.

Quando um dos jornalistas do veículo comentou que as ambições de Zema parecem ir além do âmbito estadual e sugeriu que a visita poderia ser parte de uma possível campanha presidencial, Zema destacou que a legislação penal no Brasil é, de fato, discutida na esfera federal.

''Mas eu quero ir lá, dá pra trazer alguma coisa para o estado de Minas, com certeza. Mas quem deveria ir, na minha opinião, é o presidente [Lula]. (...) É um país da América Central, hoje, com níveis de homicídio inferiores aos de países europeus. E era um dos mais violentos'', concluiu Zema.

Mais um?

Informações anteriormente publicadas pela imprensa brasileira indicam que Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, também planeja visitar o país latino-americano para conhecer de perto as políticas de segurança pública do governo Bukele.

Em seu quarto mandato à frente da Prefeitura do Rio, Paes afirma que suas prioridades atuais são "segurança pública, segurança pública e segurança pública". Segundo ele, a escolha pelo tema reflete as demandas da população e não está relacionada a uma possível candidatura ao governo estadual em 2026.