Notícias

Filhote de urso encontrado sozinho em floresta na Califórnia é reabilitado por equipe fantasiada

O animal, de apenas dois meses, foi resgatado por campistas, sendo o mais jovem já atendido pelo centro de vida selvagem em San Diego.
Filhote de urso encontrado sozinho em floresta na Califórnia é reabilitado por equipe fantasiadaSan Diego Humane Society

Um filhote de urso-negro com cerca de dois meses foi encontrado sozinho e faminto por campistas na Floresta Nacional de Los Padres, na Califórnia, em 12 de abril. A informação foi divulgada pelo jornal britânico The Guardian.

Após uma tentativa frustrada de reencontro com a mãe, o animal foi levado ao Ramona Wildlife Center, da San Diego Humane Society, onde recebe cuidados intensivos.

"Quando ele chegou, pesava apenas 1,3kg e estava um pouco debilitado, provavelmente por ter passado vários dias sem alimentação ou hidratação", afirmou Autumn Welch, gerente de operações da unidade. "Agora ele quadruplicou de tamanho, está com mais de 5kg.

Para preservar o comportamento selvagem e evitar que associe humanos ao cuidado, a equipe do centro utiliza fantasias de urso, brinquedos de pelúcia e equipamentos camuflados.

"O mais importante é que ele nos veja como outros ursos", disse Welch. "Quanto mais conseguirmos mantê-lo selvagem e sem ver os humanos como fonte de algo positivo, melhor".

O filhote deve permanecer no centro por até um ano. Há a possibilidade de ser unido com outro urso órfão durante a reabilitação, o que contribui para o desenvolvimento comportamental ao reduzir a impressão sobre presença humana.

A soltura será definida pelo Departamento de Peixes e Vida Selvagem da Califórnia (CDFW), com base em fatores como local de origem, população de ursos na região, conflitos com humanos e disponibilidade de alimento.

Welch estima que o filhote será solto entre o fim da primavera e o início do verão de 2026, quando deve pesar entre 60kg e 70kg e receber uma coleira com GPS para monitoramento.

Segundo o CDFW, este é apenas o quarto filhote de urso com essa idade a ser reabilitado no estado nos últimos cinco anos. O centro de Ramona é o único em San Diego autorizado a reabilitar predadores nativos como ursos-negros, pumas e linces.

"Este é um caso muito incomum", afirmou Welch em comunicado. "Não vemos com frequência filhotes tão jovens sem a mãe. É uma honra cuidar dele, mas também uma grande responsabilidade".