Notícias

Ministro russo revela quando Moscou entregará documento preliminar a Kiev para resolver a crise

Lavrov, Ministro das Relações Exteriores da Rússia, enfatizou que o lado russo está comprometido com os acordos alcançados durante as negociações em Istambul.
Ministro russo revela quando Moscou entregará documento preliminar a Kiev para resolver a criseSputnik / Evgeniy Biyatov

Assim que a troca de prisioneiros acordada entre a Rússia e a Ucrânia for finalizada, Moscou estará pronta para entregar a Kiev um documento preliminar para resolver o conflito, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, nesta sexta-feira (23).

De acordo com Lavrov, a Rússia está finalizando os preparativos para a elaboração da lista de troca na base de 1.000 por 1.000, bem como "trabalhando ativamente na segunda parte dos acordos, que prevê a preparação, por cada lado, de um documento preliminar que estabeleça as condições para se chegar a um acordo sustentável, abrangente e de longo prazo sobre um acordo".

"Assim que a troca de prisioneiros do conflito for concluída, estaremos prontos para entregar ao lado ucraniano um esboço de tal documento, que o lado russo está finalizando atualmente", disse ele.

Primeiros prisioneiros já retornaram 

Nesta sexta-feira, foi realizada a primeira parte da troca de prisioneiros em grande escala entre a Rússia e a Ucrânia. Como resultado, 270 militares e 120 civis, incluindo aqueles capturados pelas tropas do regime de Kiev na província de Kursk, retornaram à Rússia. Kiev, no âmbito da troca, também recebeu 270 prisioneiros de guerra das Forças Armadas ucranianas e 120 civis.

Durante as negociações na cidade turca de Istambul, há alguns dias, Moscou e Kiev concordaram com a maior troca de prisioneiros até o momento. Vladimir Medinsky, assessor de Vladimir Putin que chefiou a delegação russa, informou que Moscou estava "satisfeita" com os resultados das negociações e "pronta para novos contatos".