4 espécimes de peixes que preveem desastres naturais são encontrados no Mar Adriático
O Instituto Croata de Oceanografia e Pesca informou nas redes sociais que quatro espécimes do peixe-remo gigante ('Regalecus russelii'), também conhecido como o 'rei dos arenques', foram encontrados no Mar Adriático neste inverno. Dizem que os espécimes desse peixe ósseo são os mais longos do mundo, atingindo oito metros ou mais.
Mau presságio
Na crença popular japonesa, o aparecimento na superfície de espécimes dessa espécie que habita em águas profundas (abaixo de 1.000 metros) está associado à ocorrência de terremotos ou tsunamis, já que são muito sensíveis a movimentos irregulares do fundo do mar e nadam imediatamente em direção a águas de superfície, antes ou depois de uma grande atividade sísmica. Na cultura japonesa, é conhecido como o "mensageiro do palácio do deus do mar".
Encontros raros
Os espécimes encontrados no Adriático não mostraram seu comprimento máximo, afirmou o instituto. "Independentemente de seu tamanho, o interessante é que os encontros com esse tipo de peixe são extremamente raros. Isso se reflete melhor no fato de que, antes das descobertas recentes, só havia sido registrado três vezes no Adriático, o que significa que, nos últimos meses, mais do que dobramos o número de descobertas conhecidas", detalhou.
Difícil de detectar
O instituto disse que, em todo o mar Mediterrâneo, foram registrados apenas cerca de 60 encontros com esse tipo de peixe. "O peixe-remo gigante passa a vida na coluna de água, onde se alimenta de organismos planctônicos, peixes menores e cefalópodes. 'Flutua' principalmente de forma passiva em uma posição vertical. Devido a esse modo de vida, esse peixe é difícil de ser detectado mergulhando e não há ferramentas de pesca que possam capturá-lo facilmente", acrescentou o instituto.