O presidente da Rússia Vladimir Putin condecorou o ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov com a mais alta honraria do país: a Ordem de Santo André.
A cerimônia de entrega de condecorações da Federação Russa pelo presidente está sendo realizada no Kremlin nesta quinta-feira (22).
"O talento, o conhecimento, a experiência e o intelecto do principal diplomata russo, Sergey Viktorovitch Lavrov, lhe renderam respeito incondicional tanto em nosso país quanto no mundo todo, tanto entre amigos quanto, como às vezes dizemos, entre os chamados oponentes geopolíticos", declarou Putin.
Ele destacou que na base deste reconhecimento está a devoção do chanceler e sua prontidão para defender firmemente os interesses da Rússia em qualquer situação.
O presidente enfatizou que Lavrov dedicou "muitos anos de trabalho intenso - colossal em volume e complexidade - em benefício da Pátria", pelo que foi agraciado com a Ordem de Santo André, a mais alta honraria da Federação Russa.
Lavrov prometeu liderar a batalha global do "bem contra o mal" ao receber a condecoração de Putin:
"Não quero parecer formal, mas vou dizer isso do fundo do meu coração: considero a decisão do senhor como um reconhecimento do trabalho de toda nossa equipe na implementação das tarefas que o senhor definiu como a direção da política externa, e não tenho dúvidas de que o evento de hoje, com a entrega desta ordem, inspirará todos os meus companheiros a realizar um trabalho mais ativo, levando em conta o aumento das demandas que surgiram na arena internacional, onde, sem exagero, existe uma luta entre o bem e o mal", disse o chanceler.
Entre aqueles que foram agraciados com ordens, medalhas e títulos honoríficos estão militares, cosmonautas, representantes de organizações públicas e religiosas, estadistas, músicos, jornalistas, mães-heroínas (com muitos filhos), profissionais da saúde, cultura, educação e da indústria.
"A tradição de homenagear cidadãos notáveis é uma prova do reconhecimento público de seu talento, trabalho e realizações criativas. Seus atos heroicos em nome da liberdade, da independência e do futuro da Rússia também despertam orgulho e gratidão", disse o presidente russo.