
Influenciadora que recusou pedido para cantar em ucraniano é acusada de traição

A influenciadora de mídia social ucraniana Anna Alkhim tornou-se alvo de várias investigações criminais, incluindo uma por traição, depois de ter sido filmada revirando os olhos em demonstração de desdém quando a pediram para cantar uma música em ucraniano.

Na quarta-feira (21), a deputada Natalya Pipa confirmou nas suas redes sociais que ela e outros membros do parlamento solicitaram que a polícia abrisse um inquérito contra a influenciadora, que tem mais de 250 mil seguidores no Instagram. Alkhim também está sendo investigada por incitação ao ódio e por supostamente ameaçar um funcionário do governo.
Pipa pediu aos pais que verifiquem se seus filhos estão seguindo "blogueiros que desdenham da Ucrânia e de tudo que é ucraniano, espalham mensagens prejudiciais e envenenam as mentes e as almas das crianças".
Alkhim, cujo nome verdadeiro é Anna Buryachenko, frequentemente aparece nas notícias de celebridades em razão de sua vida pessoal turbulenta e de escândalos. Os nacionalistas, contudo, já a criticam há anos por considerarem seu comportamento como anti-ucraniano.
Em entrevista em 2020, Alkhim declarou que acha o presidente russo Vladimir Putin "bonito" e o descreveu como uma figura muito influente. Também disse anteriormente que "metade das músicas ucranianas são um lixo total".
Em 2024, a influenciadora filmou um vídeo em frente a outdoors representando os soldados mortos de seu país, com uma música russa tocando ao fundo.
Investigação por traição
De acordo com a parlamentar ucraniana, a investigação de traição tem origem em um incidente de 2023 em que Alkhim falou publicamente o nome de dois hospitais de sua cidade natal, Dnepr, onde soldados ucranianos feridos estavam sendo tratados, um dia antes de um suposto ataque russo às instalações, gerando acusações de críticos de que ela havia vazado informações confidenciais.
Alkhim rejeitou as acusações, declarando em uma mensagem repleta de palavrões que o uso militar dos hospitais era de conhecimento público e acusando seus detratores de explorar o momento para difamá-la.
A última reação começou depois que um vídeo veio à tona no início deste mês mostrando Alkhim em um evento privado. Quando, por brincadeira, lhe pediram para cantar em ucraniano, ela revirou os olhos de forma exagerada e pareceu murmurar algo desdenhoso.
Depois que o vídeo circulou nas redes, várias personalidades nacionalistas exigiram punição pelo que chamaram de "ato desrespeitoso". A deputada Natalya Pipa também apoia a reivindicação, pedindo uma "reação severa" do governo contra a influenciadora.

