Dilma celebra entrada da Argélia no Banco do BRICS

O país tornou-se o segundo membro norte-africano da instituição, juntando-se ao Egito.

A Argélia oficializou sua adesão ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), instituição financeira multilateral do BRICS, em uma cerimônia realizada na segunda-feira (19), informou o site oficial do NDB nesta quinta-feira (22).

O país se tornou o segundo membro da região norte-africana a ingressar no grupo, após o Egito, com o objetivo de financiar projetos de infraestrutura e promover o desenvolvimento sustentável em economias emergentes.

Dilma Rousseff destaca papel estratégico da Argélia

A presidente do NDB, Dilma Rousseff, celebrou a entrada do país, destacando seu potencial global.

"A Argélia desempenha um papel importante não apenas na economia do norte da África, mas também em escala global, e certamente contribuirá para melhorar a posição do NDB na arena financeira global", afirmou.

Ela destacou o potencial do país em oferecer recursos naturais. "Com economia dinâmica e posição geográfica estratégica, a Argélia tem imenso potencial de crescimento", afirmou Dilma, assegurando que o NBD está comprometido em ser "um parceiro confiável para seu desenvolvimento sustentável".

"Solução inovadora"

O ministro das Finanças argelino, Abdelkrim Bouzred, enfatizou que a adesão reflete a confiança do país no banco. 

"Essa associação é um testemunho de nossa crença no papel vital dessa instituição no financiamento do desenvolvimento global e de seu status como um ator importante capaz de fornecer soluções alternativas e inovadoras para promover o crescimento e a resiliência das economias de seus países membros", declarou.

QUER SABER MAIS SOBRE O BRICS E SEU PAPEL EM UM MUNDO MULTIPOLAR? CONFIRA NOSSO ARTIGO.