O desenvolvimento do sistema de defesa aérea norte-americano "Domo de Ouro" (Golden Dome em inglês), anunciado pelo presidente Donald Trump é um assunto de Washington, afirmou o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, nesta quarta-feira (21).
"Esse é um assunto soberano dos Estados Unidos da América. Se os Estados Unidos acreditam que existe uma ameaça de mísseis, então, é claro, desenvolverão sistemas de defesa antimísseis. Isso é o que todos os países que têm o potencial de fazer isso fazem", disse Peskov aos repórteres.
O porta-voz observou ainda que "em um futuro próximo, o próprio curso dos acontecimentos exigirá a retomada dos contatos sobre questões de estabilidade estratégica".
Relembre:
Na noite anterior, Trump, juntamente com o Secretário de Defesa Pete Hegseth, anunciou seus planos de desenvolver o chamado 'Domo de Ouro', que ele classificou como "o mais próximo da perfeição que se pode chegar".
"Hoje tenho o prazer de anunciar que selecionamos oficialmente uma arquitetura para esse sistema avançado que implantará tecnologias de última geração em terra, água e ar, incluindo sensores e interceptores baseados no espaço", declarou Trump.
O projeto foi estimado em US$ 542 bilhões pelo Escritório de Orçamento do Congresso, embora o custo final seja desconhecido. Espera-se que o 'Domo de Ouro' esteja pronto até 2045 e, de acordo com especialistas, o preço final provavelmente será maior. Apesar do alto custo, acredita-se que a viabilidade técnica e estratégica do projeto é difícil de ser implementada.
Anteriormente, o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, alertaram que os planos para o desenvolvimento deste sistema representaria uma nova ameaça à segurança internacional e reiteraram a importância de relações construtivas entre os países.