Lula entrega medalhas da Ordem do Mérito Cultural no Rio; Janja está entre as homenageadas

Cerimônia no Palácio Gustavo Capanema marca retomada da condecoração, a mais importante do setor, que celebra nomes que contribuíram para a cultura brasileira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou nesta terça-feira (20), no Rio de Janeiro, a Ordem do Mérito Cultural (OMC) a personalidades e instituições que se destacaram por suas contribuições à cultura nacional. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, foi uma das homenageadas com a Grã-Cruz da honraria, o mais alto grau da condecoração concedida pelo Ministério da Cultura.

Lula ressaltou o papel da cultura "na tradução da alma e na formação da identidade de um povo", além de falar sobre sua importância econômica para os trabalhadores do setor.

"Somos fruto de uma grande e rica mistura. São diversos Brasis dentro de um mesmo Brasil. Uma política cultural para este país passa, necessariamente, pelo reconhecimento e pelo respeito a essa extraordinária diversidade. E ela está refletida nos agraciados de hoje com a Ordem do Mérito Cultural", destacou o presidente.

A cerimônia ocorreu no Palácio Gustavo Capanema, coincidindo com a reinauguração do icônico prédio, fundamental para o movimento modernista brasileiro, após seis anos fechado.

Além disso, o evento marcou a retomada oficial da OMC, suspensa desde 2019. Além de Janja, também foram reconhecidos personalidades notáveis da cultura brasileira, como Xuxa Meneghel, Fernanda Torres, Walter Salles, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Alcione e Marcelo Rubens Paiva, entre outros. No total, 111 pessoas e 14 instituições receberam a medalha.

As áreas que receberam mais indicações foram artes cênicas, com 26,5%, seguidas por música, com 22,1%, literatura, 12,2%, audiovisual, 9,9%, e culturas urbanas, 8,5%.

As candidaturas passaram pela análise de uma Comissão Técnica e do Conselho da Ordem, responsáveis por escolher os homenageados em três categorias:

Em discurso, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou o papel da cultura como instrumento de transformação social e celebrou os 40 anos do Ministério da Cultura.

Condecorações a Janja

Sociolóloga de formação, a primeira-dama fez carreira como servidora da Itaipu Binacional.

Desde o início de seu mandato, Lula já concedeu a Janja diversas condecorações oficiais em reconhecimento à sua atuação pública.  

Em 2023, Lula concedeu a Janja e à vice-primeira-dama, Lu Alckmin, o grau mais elevado da Ordem de Rio Branco. Em fevereiro deste ano, voltou a homenagear a primeira-dama, desta vez com a medalha de Mérito Oswaldo Cruz, na categoria ouro.

Lista completa

Veja a lista completa de condecorados:

Grau de Grã-Cruz:

Grau de Comendador:

Grau de Cavaleiro

Promovidos ao grau de Grã-Cruz: