Notícias

Aviação brasileira bate recorde histórico em abril com quase 8 milhões de passageiros

Movimentação aérea cresceu 4% em relação ao período pré-pandemia; abril supera marca de 2015.
Aviação brasileira bate recorde histórico em abril com quase 8 milhões de passageirosGettyimages.ru / Bruno Escolastico Sousa Silva / NurPhoto

O setor aéreo brasileiro registrou em abril de 2025 o melhor desempenho para o mês desde o início da série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), iniciada em 2000. No total, 7.917.698 passageiros foram transportados em voos domésticos, superando a marca de abril de 2015, até então a maior da série histórica, que contabilizou 7.907.211 passageiros.

A movimentação expressiva não se limita ao mês. Nos quatro primeiros meses de 2025, a soma de passageiros em voos domésticos e internacionais cresceu 4% em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia de Covid-19. A informação consta do Relatório de Demanda e Oferta da Anac.

De janeiro a abril de 2025, os voos internacionais transportaram 9,5 milhões de passageiros, número 15% maior do que o registrado no mesmo intervalo em 2019. Já os voos domésticos somaram 31,6 milhões de passageiros no período, 0,7% acima do resultado pré-pandemia.

Em abril, a movimentação total de passageiros, considerando o mercado doméstico e internacional, foi de aproximadamente 10 milhões, uma alta de 9,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. Somente no mercado internacional foram movimentados 2,1 milhões de passageiros, o maior volume já registrado em um mês de abril desde o início da série histórica da Anac.

A expectativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) é de que o setor alcance a maior movimentação anual já registrada. "A movimentação recorde nos aeroportos é um termômetro da economia", afirmou o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

"Estamos com o menor índice de desemprego da história. Contrariando os pessimistas, teremos novamente um PIB crescendo acima de 2%. No setor portuário, estamos modernizando nossos aeroportos, ampliando o bem-estar dos passageiros, preparando nossas cidades para o desenvolvimento econômico previsto para os próximos anos". 

Segundo o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, o momento é de expansão contínua. "Mês a mês comemoramos o aumento no número de passageiros processados e tivemos um mês de abril marcado pelo forte crescimento do fluxo internacional, passando dos 2 milhões de passageiros pela primeira vez na história. É inconteste que a aviação civil brasileira segue em crescimento dentro e fora do País, o que nos anima a trabalhar por mais infraestrutura e apoio ao setor", declarou.

O crescimento também aparece na movimentação de cargas. De janeiro a abril, foram transportadas 437 mil toneladas de carga aérea, número superior às 386 mil toneladas registradas no mesmo período de 2019.

Apenas em abril, os voos internacionais transportaram 74,8 mil toneladas, um aumento de 4,4% em relação ao mesmo mês de 2024. Já a carga doméstica foi de 35,9 mil toneladas, 12,5% abaixo do total movimentado em abril do ano passado.

Com os dados positivos, o governo projeta que a movimentação aérea em 2025 poderá ultrapassar 123 milhões de passageiros até dezembro, superando o recorde atual.