Notícias

'O mais próximo da perfeição': Trump anuncia detalhes sobre o sistema de defesa anti-mísseis 'Domo de Ouro'

Projeto prevê sensores e interceptores em terra, mar e espaço para proteção dos EUA
'O mais próximo da perfeição': Trump anuncia detalhes sobre o sistema de defesa anti-mísseis 'Domo de Ouro'Gettyimages.ru / Win McNamee

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (20) que a arquitetura do novo sistema de defesa aérea norte-americano, chamado Domo de Ouro, foi oficialmente definida.

A iniciativa visa proteger o país contra mísseis balísticos intercontinentais, hipersônicos e de cruzeiros.

"Hoje tenho o prazer de anunciar que selecionamos oficialmente uma arquitetura para este sistema avançado, que implantará tecnologias de nova geração em terra, mar e espaço, incluindo sensores e interceptores espaciais", declarou Trump durante o pronunciamento ao lado do secretário de Defesa, Pete Hegseth.

Trump também comunicou que o Domo de Ouro será integrado às atuais capacidades de defesa do país, anunciando que o sistema deverá estar completamente operacional até o fim de seu mandato, dentro de aproximadamente três anos.

De acordo com o governo americano, o Domo de Ouro contará com recursos tecnológicos distribuídos em múltiplos domínios, visando ampliar a capacidade dos EUA de detectar e neutralizar ameaças aéreas.

Trump afirmou que essa "supertecnologia" é exclusiva dos Estados Unidos.

"É um projeto muito empolgante, com quase 100% de proteção, e tudo será fabricado nos Estados Unidos. É algo que eu esperava há muito tempo", explicou.

O presidente dos EUA informou que o Canadá manifestou interesse em participar do projeto de escudo antimísseis, cuja construção, enfatizou, completaria o trabalho iniciado pelo ex-presidente Ronald Reagan há 40 anos.

"É o mais próximo da perfeição possível. O Canadá quer participar, será uma pequena expansão, eles nos pediram para participar. Acho que é uma coisa ótima", disse ele.

Repercussão do projeto

O projeto foi lançado em 27 de janeiro, quando Trump assinou uma ordem executiva para o desenvolvimento do sistema. A proposta é inspirado no Domo de Ferro, o sistema israelense de defesa antimísseis.

Estima-se o valor de US$ 542 bilhões pelo Escritório de Orçamento do Congresso, com base nos custos iniciais. A previsão é que o Golden Dome seja concluído até 2045, com especialistas afirmando que seu preço final provavelmente aumentará. 

Respondendo a uma pergunta sobre o custo excessivo do projeto, o presidente disse: "Podemos arcar com isso. Sabe, recebemos US$ 5,1 trilhões nos últimos quatro dias no Oriente Médio e, se você pensar bem, isso seria uma pequena fração disso."

Apesar do alto custo, os especialistas acreditam que, do ponto de vista técnico e estratégico, é muito difícil fazê-lo funcionar .   

Por sua vez, o presidente russo Vladimir Putin e seu homólogo chinês, Xi Jinping, denunciaram os planos de desenvolver tal sistema como uma nova ameaça à segurança internacional e reiteraram a importância de manter relações construtivas entre os países.