Paquistão e Índia concordam em retirar suas tropas para posições anteriores à última escalada

As relações entre as duas potências nucleares se tensionaram após o ataque terrorista de 22 de abril em Pahalgam, na região da Caxemira administrada pela Índia.

O Paquistão e a Índia concordaram em desmobilizar os reforços de suas tropas, acionadas durante o recente conflito, para suas antigas posições ao longo da Linha de Controle até 30 de maio, segundo informaram altos funcionários familiarizados com o assunto, citados pela imprensa local.

"As tropas serão retiradas para as posições anteriores ao conflito até o final de maio", declarou à AFP um alto funcionário da segurança paquistanesa, sob condição de anonimato.

"Inicialmente, todas essas medidas foram planejadas para serem concluídas em 10 dias, mas pequenos problemas causaram atrasos", acrescentou.

De acordo com outra autoridade, a ação é uma medida vital para construir confiança entre os países, sendo "parte da segunda fase da estrutura do cessar-fogo", facilitada pelos esforços diplomáticos dos EUA e de outros parceiros internacionais envolvidos.