O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) interrompeu dois canais de tráfico de cocaína atravessando o país, apreendendo quase duas toneladas de drogas no valor de pelo menos 6 bilhões de rublos (mais de US$ 74,5 milhões).
"Em março de 2025, como resultado de uma revista de cidadãos estrangeiros que entravam na Federação Russa, foi registrada a participação no tráfico de drogas de um cidadão ucraniano e seu cúmplice, que obteve a cidadania russa em 2022", diz a declaração do FSB.
De acordo com o comunicado, os envolvidos trabalhavam para um grupo criminoso e "deveriam transportar da Rússia para os estados da União Europeia uma remessa particularmente grande de cocaína", que havia sido entregue ilegalmente ao país vindo da América Latina. Os traficantes foram presos em flagrante e um total de 1.110 quilos de drogas foi apreendido.
O segundo canal foi descoberto em abril de 2025, quando dois cidadãos de um país sul-americano planejavam enviar um carregamento de 725 quilos de cocaína via Rússia para a UE.
O FBS detalha que "os proprietários beneficiários" da cocaína apreendida "também consideraram vender algumas das drogas na Federação Russa". Foram abertos processos criminais contra os detidos por delitos previstos no artigo 228.1, parte 5, do Código Penal, ou seja, "produção, venda ou remessa ilegal de drogas entorpecentes".