Notícias

UE concorda em lançar seus satélites usando foguetes da SpaceX

O bloco foi forçado a buscar alternativas após o cancelamento de dois lançamentos da Soyuz e atrasos em seu próprio veículo de lançamento.
UE concorda em lançar seus satélites usando foguetes da SpaceXGettyimages.ru / Mario Tama

A União Europeia assinou um acordo com os Estados Unidos que permitirá o lançamento de seus satélites Galileo usando foguetes da empresa norte-americana SpaceX, de Elon Musk, noticiou o Politico nesta terça-feira.

Segundo o vínculo, o acordo é necessário para a UE devido aos longos atrasos no lançamento da próxima geração do sistema de foguetes de fabricação própria, Ariane 6. O contrato prevê dois lançamentos de satélites do sistema de navegação Galileo este ano.

"O cancelamento de dois lançamentos da Soyuz do Centro Espacial da Guiana em abril e setembro de 2022, bem como o atraso anunciado do Ariane 6, obrigam a União a buscar alternativas para retomar urgentemente os lançamentos de satélites Galileo", afirma o texto do pacto. 

Espera-se que o acordo seja formalmente assinado com os EUA na próxima semana. Dois satélites Galileo estão programados para serem enviados aos EUA em 27 de março. O primeiro lançamento está previsto para a segunda quinzena de abril e o segundo para julho.

Na semana passada, foi revelado que a SpaceX construirá uma rede de satélites espiões para a agência de inteligência dos EUA. Se for bem-sucedido, o novo e poderoso sistema de espionagem melhorará significativamente a capacidade do Governo e das Forças Armadas dos EUA de detectar rapidamente alvos em potencial em praticamente qualquer lugar do mundo, com centenas de satélites capazes de gerar imagens da Terra a partir de órbitas baixas.